PSP

Não é um console novo, mas merece todo nosso respeito…

O PSP é pequeno, porém poderoso, e ideal para aqueles que anseiam por mobilidade…

Passeando pela net, encontrei uma review, um pouco antiga, mas muito interessante… vale a pena dar uma conferida..

Bom, vamos lá:

“Em 2004, mais precisamente no dia 12 de dezembro, a Sony lançou no Japão o PlayStation Portable. De lá pra cá o console ganhou vários jogos, novas funções e uma nova versão, chamada Slim.

PSP

PSP

Nesse review, vou mostrar a vocês TODAS (ou quase todas) as funções do PSP. Será mais ou menos como um F.A.Q, onde vou responder as principais dúvidas de quem quer comprar o console. Se você está indeciso entre o PSP e o DS, chegou a hora de acabar com a sua confusão. ;)

» O que é PSP?

O PlayStation Portable (ou PSP) é um vídeo-game portátil fabricado pela Sony. Só que o PSP não roda apenas jogos. Ele pode reproduzir vídeos e músicas, exibir imagens e se conectar á internet (o PSP possuí um navegador interno) via Wi-Fi.

A mídia usada pelo PSP é o Universal Media Disc, ou UMD, como vocês podem ver na foto acima. O UMD é mais um padrão inventado pela Sony, que infelizmente não deu certo (como muitos outros) e só é usado pelo PSP.

» Quais arquivos o PSP reproduz?

O PSP reproduz os seguintes arquivos:

Áudio:

– MP3
– WMA
– ATRAC3plus
– AAC

Vídeo:

– H.264/MPEG-4
– AVC

Imagem:

– JPEG
– PNG

É só jogar pra dentro da respectiva pasta no Memory Stick, que o PSP reproduz os arquivos. Ele também reproduz UMD’s de vídeo, que são vendidos com filmes, séries, etc, no mesmo esquema dos jogos.

» O PSP roda UMD pirata?

Não. O PSP não roda UMD pirata porque não existe. O que fazemos é downgradear o PSP e rodar os jogos a partir do Memory Stick. Ter um PSP travado nem tem muita graça, o bom mesmo é instalar uma custom-firmware e rodar ISO’s e Homebrew’s direto do cartão de memória.

» Mas me explica aí: O que é downgradear?

Downgradear vem do termo downgrade, que é o que fazemos pra desbloquear o PSP. Quando você compra o PSP, ele vem com um firmware original da Sony. O firmware é a “alma” do aparelho, sem ele o seu PSP é apenas um peso de papel. Então, o firmware da Sony só permite rodar jogos via UMD. Com o downgrade, você volta o seu PSP para a versão 1.5 do firmware oficial da Sony, que é o único FW oficial que permite rodar programas caseiros (homebrews). Feito o downgrade, o seu PSP já vai poder rodar ISO’s de jogos baixados na net via Memory Stick. Com o PSP na versão 1.5, recomendo fazer o upgrade para alguma custom-firmware. Isso irá aumentar a compatibilidade com jogos e acrescentará todas as funções das FW’s oficiais da Sony.

Obs: No processo de downgrade pode ocorrer o “brick” do aparelho. Se o seu aparelho “brickar” ele se torna um peso de papel. O único modo de fazer ele voltar a funcionar, é utilizando a bateria de pandora. O brick só acontece se você fizer algo de errado. Se você seguir passo a passo os tutoriais, a chance do seu PSP “brickar” é de 0,000000000001%, ou seja, quase nenhuma.

Segue abaixo alguns tutoriais de downgrade e da bateria de pandora:

Downgrader da versão 2.8 para PSP’s com placa TA-082:

http://gamehall.uol.com.br/planetapsp/forum/index.php?showtopic=5231

Downgrader da versão 3.50:

http://gamehall.uol.com.br/planetapsp/forum/index.php?showtopic=5412

Tutorial Desbricker / Downgrader Universal (Bateria de Pandora):

http://gamehall.uol.com.br/planetapsp/forum/index.php?showtopic=6539

» O que é uma custom-firmware?

CF

CF

A custom-firmware é o “desbloqueio” em si. Uma cfw, como é popularmente chamada, é uma versão Jack Sparrow dos firmwares oficiais da Sony. As versões cfw são bem mais cheias de opções, podendo rodar homebrews (programas caseiros) e jogos de PSP diretamente do Memory Stick.

Para usar uma cfw, é necessário estar com o FW na versão 1.5. Para isso, é só fazer o downgrade, processo que citei acima. Depois é só usar algum update e subir para uma CFW. Abaixo um tutorial de como fazer o update para uma CFW:

Colocando o firmware 3.40 OE-A no seu PSP:

http://www.sykey.net/2007/07/27/colocando-o-firmware-340-oe-a-no-seu-psp/

» É verdade que com uma CFW eu posso rodar jogos de SNES?

Sim. E não é só jogos de Snes. Com uma CFW você pode jogar:

– Jogos de PlayStation (PSX)
– Jogos de Super Nintendo
– Jogos de Nintendo 64
– Jogos de Game Boy Advance
– Jogos de CPS1 e CPS2
– Jogos de Master System
– Jogos de Nintendo DS (emulação em fase inical)

Para jogar os jogos de PSX não precisa de nenhum emulador adicional. A própria CFW já possuí um emulador de PSX integrado, chamado POPStation. Já os outros consoles precisam de emuladores. É só baixar o homebrew respectivo e colocar na pasta PSP/GAME150. Depois é só iniciar o homebrew normalmente e jogar as suas rom’s.

» Homebrews são programas que fazem o que?

Homebrews

Homebrews

Homebrews são aplicativos caseiros, que podem ser feitos por qualquer um (que saiba programar, claro). Os emuladores são um exemplo de homebrews, que vão desde leitores de .pdf até controles remotos universais, pra você sacanear com a TV do vizinho. Alguns são bem úteis, como o Portable VNC, que permite que você controle o seu PC remotamente pelo PSP.

» E aonde vou armazenar esse tanto de coisa?

Memory Stick

Memory Stick

O PSP utiliza cartões de memória do tipo Memory Stick Pro Duo. Os tamanhos são:

– 1GB
– 2GB
– 4GB
– 8GB

Se você for só ouvir música, um cartão de 512MB já cabe algumas. Mas se você for querer jogar algum jogo de PSP, sugiro que pegue um cartão com no mínimo 2GB. O tamanho dos jogos de PSP variam de 700MB á 1,6GB. Com um cartão de 2GB dá pra você jogar todos os jogos e de quebra colocar alguns emuladores.

O preço dos memory sticks são muito variados. No Mercado Livre dá pra ter uma noção dos preços.

Existem alguns cartões de memória “genéricos”, que são mais baratos que os originais (lógico?) só que pecam na velocidade de transmissão de dados, dando algumas “travadinhas” em alguns jogos grandes, como o GTA: Vice City Stories. Então se você tem dinheiro pra comprar um original, compre um original.

» A bateria do PSP dura muito?

Quanto a bateria, depende. Quando você roda algum jogo via UMD e com o brilho da tela e volume no máximo, a bateria dura umas 3 horas. Se deixar tudo no mínimo, dura umas 4 horas. Já com os jogos rodando via cartão de memória, a bateria do PSP dura umas 5 horas com tudo no máximo, e umas 6:30 com tudo no mínimo.

» E é difícil carregar ele no bolso?

LogiTech PlayGears Street

LogiTech PlayGears Street

O PSP é meio grandinho e ás vezes isso dificulta no transporte. Se você tiver uma calça ou blusa de frio com um bolso grande, dá pra levar na boa. Mesmo dando pra levar no bolso da calça, eu recomendo a compra de alguma case, pra proteger o PSP de eventuais quedas e arranhões. A da imagem acima é a Logitech PlayGear Street, que pode ser encontrada no Mercado Livre por 95 reais.

» Ah, mas fiquei sabendo que foi lançada uma nova versão do PSP, chamada Slim… Qual a diferença?

A nova versão do PSP, mais conhecida como PSP Slim, veio com várias modificações no hardware do aparelho. São elas:

» 19% mais fino
» 33% mais leve
» Menor tempo de duração da bateria (que poderá ser carregada também via USB)
» Saída de vídeo em alta definição
» Carregamento mais rápido dos jogos (só faz diferença no UMD)
» Não possuí mais Infra Vermelho

A maior diferença no quesito “hardware” entre o PSP Slim e o PSP Fat, é a saída para ligar o portátil à TV. Agora é possível assistir à vídeos e jogar seus jogos em qualquer televisão. Só que tem um detalhe: Para jogar os jogos de PSP, a sua TV precisa ser compatível com a tecnologia Progressive Scan e os jogos não ficam em tela cheia, por causa da resolução. Em TV’s sem essa tecnologia, só é possível assistir vídeos (UMD Video ou vídeos armazenados no Memory Stick). O cabo pra conectar o PSP na TV também tem que ser comprado separadamente.

Agora quanto ao software, as diferenças são essas:

» O desbloqueio do PSP Slim só pode ser feito com a Bateria de Pandora (veja o tutorial aqui)
» O PSP Slim usa o kernel 3.60, isso significa que alguns homebrews feitos para a kernel 1.50 (todas as CFW usam esse kernel) não funcionam

Essas são as diferenças mais notáveis entre os dois. A escolha só depende de você, embora eu ache que é muito cedo pra comprar um PSP Slim, principalmente se você não conhece ninguém que tenha um PSP Fat, pois só é possível desbloquear o Slim com a ajuda dele.

» Vou comprar um PSP e tou meio na dúvida… O que você me recomenda?

Vou recomendar algumas coisinhas que eu acho que é obrigatório ter no PSP, que vai desde os acessórios até os jogos. Vejam:

<!–
google_ad_client = “pub-1660922270310772”;
/* 468×15, criado 15/08/08 */
google_ad_slot = “1574585641”;
google_ad_width = 468;
google_ad_height = 15;
//–>

window.google_render_ad();– PSP “fat” com o firmware abaixo da versão 2.80:

PSP’s com o firmware abaixo da versão 2.80 são bem mais fáceis de desbloquear. Veja aqui um método para descobrir a versão do firmware pela caixa do aparelho.

– Algum jogo em UMD:

As CFW possuem o recurso “No-UMD”, que serve pra rodar o jogo do Memory Stick sem precisar ter algum UMD no drive. A maioria dos jogos funcionam, mas alguns não vão nem com reza. Por isso recomendo ter algum UMD, mesmo que seja aqueles UMD’s com jogos demo (UMD de vídeo não funciona).

– Memory Stick Pro Duo de 4GB:

Como já falei lá em cima, os jogos de PSP são um pouco grandinhos (700MB ~ 1,6GB) e por isso é sempre bom ter um Memory Stick grande. Com 4GB dá pra você colocar alguns jogos, emuladores e de quebra colocar algumas músicas e vídeos.

– Case Logitech PlayGear Street:

Sem dúvida a melhor case do mercado e na minha opnião é a mais bonita também. Dá pra guardar 4 Memory Stick’s e 3 UMD’s, fora que você não precisa tirar o PSP de dentro da case pra jogar. Recomendo fortemente.

– Película Hori:

A Hori é um item indispensável MESMO! Ela é uma película transparente que protege a tela do PSP contra arranhões e manchas de dedos, facilitando assim a limpeza do console e a integridade também. Já tou com a minha faz 4 meses e nem sinal de desgaste.

– Jogos e Homebrews:

Alguns jogos que eu tenho aqui:

» Crisis Core: Final Fantasy VII
» Killzone: Liberation
» Metal Gear Solid: Portable Ops
» PES6: Campeonato Brasileiro 2007
» LocoRoco
» Ace Combat X: Skies of Deception
» Mega Man Maverick Hunter X
» Coded Arms Contagion

E algumas homebrews:

» irShell 2.2 + GUI
» Daedalus N64
» GuitarBox
» Wifi Jukebox
» MapThis!
» PortableVNC
» Cw Cheat
» Snes9xTYL

Não citei todos os jogos que eu tenho aqui, tampouco as homebrews, mas dá pra ter várias horas de diversão com esses da lista. Se quiser baixar alguns desses jogos, dê uma olhada no GameTorrents. Garanto que você vai encontrar 90% dos jogos de PSP disponíveis para download.

E é isso aí. Espero que tenham gostado do review e que ele tenha acabado com todas as dúvidas sobre o PSP. ;)

Créditos e Referências:

http://www.sykey.net

vn

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: